0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Google+ 0 LinkedIn 0 Email -- 0 Flares ×

Marco inicial: Semana de Arte Moderna de 1922.

Duração: 1922 – 1930

foto-7-fv-e-modernistas-varanda-1921

Essa geração foi marcada pelos Manifestos:

trabalho

  • Manifesto Pau-Brasil: escrito por Oswald de Andrade, publicado no jornal “Correio da Manhã”, em 18 de março de 1924, apresentou uma proposta de literatura vinculada à realidade brasileira e às características culturais do povo brasileiro, com a intenção de causar um sentimento nacionalista, uma retomada de consciência nacional.

Tarsila12345

  • Antropofagia: publicado entre os meses de maio de 1928 e fevereiro de 1929, sob direção de Antônio de Alcântara Machado, surgiu como nova etapa do nacionalismo “Pau-Brasil” e resposta ao “Verde-Amarelismo”. Sua origem se dá, a partir de uma tela feita por Tarsila do Amaral, em janeiro de 1928, batizada de Abaporu ( aba= homem e poru = que come). Assinado por Oswald de Andrade, tinha, como diz Antônio Cândido, “uma atitude brasileira de devoração ritual dos valores europeus, a fim de superar a civilização patriarcal e capitalista, com suas normas rígidas no plano social e os seus recalques impostos, no plano psicológico”.

 

  • Verde-Amarelismo: este movimento surgiu como resposta ao “nacionalismo afrancesado” do Pau-Brasil, em 1926, apresentado, principalmente, por Oswald de Andrade, liderado por Plínio Salgado. O principal objetivo era o de propor um nacionalismo puro, primitivo, sem qualquer tipo de influência.

 

  • Anta: parte do movimento Verde-Amarelismo, representa a proposta do nacionalismo primitivo elegendo como símbolo nacional a “anta”, além de vangloriar a língua indígena “tupi”.

 

Deixe seu comentário! :)

Comentários

Compartilhe Conhecimento:

Sobre o Autor

Professora Fabiana Romain

Formada em letras na USP. 7 anos de experiência em aulas particulares. Professora que se dedica exclusivamente ao apoio escolar, pré-vestibular e ensino personalizado, tem habilidade em identificar quais são as maiores dúvidas de cada aluno, fazendo um trabalho sempre muito eficiente. Durante a graduação, além de dar aulas de português, trabalhou como professora de inglês e coordenadora de uma escola. Se tornando uma professora completa, participou durante 3 anos de um reconhecido curso de redação pré-vestibular, passando a conhecer com detalhe as provas de redação dos principais vestibulares. Além de toda essa bagagem, tem um carisma ímpar e é muito organizada, se destacando como uma das principais professoras tutoras do Força.

mautic is open source marketing automation
0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Google+ 0 LinkedIn 0 Email -- 0 Flares ×
%d blogueiros gostam disto: