0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Google+ 0 LinkedIn 0 Email -- 0 Flares ×

Guerra Fria: um guia rápido e completo para você entender tudo sobre essa guerra tecnológica.

Entenda como a Guerra Fria começou e quais suas consequências.

Com o fim da Segunda Guerra mundial (1939-1945), os Estados Unidos (primeira potência mundial) e a URSS (segunda maior potência), deixaram de ser aliados por causa de suas formas de governo. Os EUA defendendo o capitalismo em sua total forma, tentava fazer com todos os países também vivessem baseados na economia de mercado, enquanto a URSS era uma nação socialista, que defendia a economia planificada.

É lógico que essa diferença de governo fez com que as duas maiores potências da época entrassem em conflito. Principalmente em uma época em que as nações precisavam se reerguer após a Segunda Guerra. Como uma guerra armada poderia causar a destruição do nosso planeta, já que os dois países estavam carregados de armamento nucleares, a guerra torna-se ideológica, por isso o nome de Guerra Fria. Mas engana-se quem acha que a Guerra Fria não teve mortes ou conflitos, pois tanto a URSS quanto os EUA alimentavam os conflitos entre outros países.

Corrida Armamentista

Já que não puderam guerrilhar entre si, o apoiar outras guerras era a maneira que os EUA e a URSS encontraram de ver quem era o melhor, cada um apoiando um lado.

Além disso, para eles a paz estaria estabelecida desde que houvesse um equilíbrio bélico. Por esse motivo espalhavam seus exércitos em países que eram os seus aliados, além do seu próprio território. Também disputaram o poder vendo quem conseguiria produzir o armamento bélico mais moderno, sem se enfrentarem, claro. Essa corrida para ver quem possuía os melhores armamentos sem a intenção de ataque foi chamado de Paz Armada.

Corrida Espacial

A disputa entre EUA e URSS também estava em dizer ao mundo qual era o sistema mais avançado e que oferecia mais benefícios para a população, por isso os avanços espaciais tornaram-se uma grande disputa.

Em 1957 a URSS fez o seu primeiro grande avanço ao lançar o foguete Sputnik. O foguete levando consigo o primeiro ser vivo ao espaço: um cachorro!

E é claro que os Estados Unidos não poderia ficar para trás nessa corrida, já que tratava-se de uma disputa.  12 anos depois, em 1969 fizeram algo ainda mais inusitado, enviando Neil Armstrong para a Lua em uma missão espacial. Esse feito pôde ser acompanhado pela televisão pelo mundo todo.

Olimpíadas Boicotadas

A Guerra Fria se estendia por vários meios, inclusive o esportivo. Quando a Olimpíada ocorreu em Moscou, no ano 1980, os EUA se recusou a participar, levando consigo mais 69 países. Essa medida foi tomada como forma de protesto, já que em 1979 a URSS havia invadido o Afeganistão.

Mas em 1984 quando os jogos aconteceram em Los Angeles, a União Soviética fez a sua revanche não participando e alegando falta de segurança para suas delegações, levando consigo mais 15 países que também não participaram.

Essas formas de protestos foram um erro estratégico, já que sem a presença dos EUA, os soviéticos conquistaram 192 medalhas. E em 84 sem os soviéticos, os EUA conseguiram 173 medalhas. Essa disputa acabou demonstrando ao mundo as habilidade do oponente.

O Fim da Guerra Fria

As crises nas repúblicas Soviéticas e a falta da democracia fez com que no final da década de 80 o sistema socialista começasse a declinar. A unificação da Alemanha e a queda do muro de Berlim colocaram o fim na Guerra Fria, trazendo então a vitória para o Capitalismo, que começava a ser implantado em diversos países socialistas.

 

Precisa de uma ajuda com os estudos?

Se você precisa daquela força nos estudos, seja com história, física, matemática ou até mesmo com o preparatório para o tão temido vestibular, chegou a hora de conhecer o Força!

Inscreva-se já e garanta as melhores notas!

Deixe seu comentário! :)

Comentários

Compartilhe Conhecimento:

Sobre o Autor

Força - Ensino Personalizado

O Força é uma escola de Ensino Personalizado que oferece serviços de Aulas Particulares de todas as disciplinas, Acompanhamento Escolar para alunos do Fundamental ao Ensino Médio e cursos Pré-Vestibular.

mautic is open source marketing automation
0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Google+ 0 LinkedIn 0 Email -- 0 Flares ×
%d blogueiros gostam disto: