0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Google+ 0 LinkedIn 0 Email -- 0 Flares ×

Os Jogos Olímpicos, ou Olimpíadas, é um dos grandes eventos que mobilizam o mundo inteiro a cada 4 anos. Mas você sabe como os jogos surgiram? Nós separamos tudo o que você precisa saber sobre as Olimpíadas, confira!

O começo das Olimpíadas

Na Grécia Antiga era muito comum ocorrem jogos e competições como forma de homenagear os deuses. Segundo a mitologia grega, os jogos Olímpicos foram criados através de Hércules, filho de Zeus, que foi obrigado pela deusa Hera a cumprir 12 missões impossíveis. Quando por fim Hércules conseguir terminar as missões, ele criou as Olimpíadas em homenagem a seu pai.

Esses jogos costumavam agradar uma imensa multidão, conquistando cada vez mais espaço entre competidores e público. Por isso em 776 a.C, em Olímpia, esses jogos foram organizados, trazendo inúmeros atletas de várias cidades-estado gregas.

Ganhar um jogo Olímpico era sinônimo de honra e os vencedores eram tidos como heróis.

Modalidades

Nas 12 primeiras edições dos Jogos Olímpicos havia apenas uma modalidade: a corrida de 200 metros.

Conforme os jogos foram ganhando destaque e atraindo cada vez mais público e competidores, outras modalidades foram sendo incluídas, como péntatlhon (parecido com o atual Pentatlo, onde são reunidos 5 esportes), lutas como o pýgme (semelhante ao boxe), palé e o perigoso pancrácio (uma espécie de vale-tudo). Também tinham inúmeras modalidades de corridas, algumas até faziam com que os participantes usassem escudos, armas e capacetes.

Com o sucesso das Olimpíadas também foram inclusas algumas modalidades infantis, no ano de 628 a.C.

Já as mulheres não podiam participar dos jogos nem mesmo como platéia, mas possuíam seus jogos específicos, as Heraeas (em homenagem a Hera, mulher de Zeus), que também ocorriam a cada 4 anos como as Olimpíadas.

Jogos Olímpicos na atualidade

Com o fim da Hélade (como eram chamados os territórios da Grécia atual durante a Antiguidade Clássica), as Olimpíadas ficaram esquecidas durante séculos, até que em 1980 um pedagogo suíço, Barão de Coubertin, trouxe novamente os Jogos Olímpicos, pois acreditava que os esportes deveriam ser restaurados na sociedade moderna e somente algo como as Olimpíadas traria para o mundo a paz entre as nações. Pois na Antiga Grécia, que até mesmo guerras eram paradas em respeitos ao jogos.

A atual bandeira Olímpica é representada por cinco aros entrelaçados, cada um representando um continente com sua respectiva cor. Os princípios das Olimpíadas continuam os mesmo: a paz, o bom relacionamento entre os povos, a amizade e o espírito Olímpico.

Quer saber mais sobre atualidades? Precisa de uma força na hora de estudar pro Vestibular?

Então venha conhecer o Força Ensino Personalizado e dê adeus à preocupação com os estudos! Garanta boas notas já!

 

 

Deixe seu comentário! :)

Comentários

Compartilhe Conhecimento:

Sobre o Autor

Força - Ensino Personalizado

O Força é uma escola de Ensino Personalizado que oferece serviços de Aulas Particulares de todas as disciplinas, Acompanhamento Escolar para alunos do Fundamental ao Ensino Médio e cursos Pré-Vestibular.

mautic is open source marketing automation
0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Google+ 0 LinkedIn 0 Email -- 0 Flares ×
%d blogueiros gostam disto: