0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Google+ 0 LinkedIn 0 Email -- 0 Flares ×

Afinal, o que é Feminismo?

Atualmente o feminismo, tema considerado polêmico entre muitos, tem sido abordado constantemente em provas e vestibulares. Para não te deixar por fora, preparamos uma breve explicação para você! Entenda desde quando o Movimento Feminista começou, até como ele tem sido repercutido atualmente. Vamos lá?

A história do Movimento Feminista

Muito se diz que o Movimento Feminista (o feminismo) teve origem no ano de 1848, em Nova Iorque, mas historiadores que estudam o movimento já afirmam que o movimento se iniciou durante a Revolução Francesa (1789).

Em 1791, Olimpia de Gouges compôs uma declaração onde dizia que as mulheres possuíam direitos naturais iguais aos do homem. Afirmando também que deveriam ser incluídas na formulação de leis e na política em geral. A declaração foi rejeitada pela Convenção, porém é conhecida como a primeira declaração do movimento feminista. Há escritos que tratam do tema mais antigos do que esse, porém não podem ser rotulados de escritos “feministas”.

O movimento feminista, em sua origem, dizia sobre as mulheres terem os mesmos direitos civis dos homens. Tais direitos como a participação politica, como direito ao voto, direito à participação de debates e convenções, direito de se candidatar a cargos públicos. O movimento, ainda hoje, se baseia na ideia de que não deve se ter diferença entre os gêneros.

Durante a Revolução Industrial, o movimento feminista se fortaleceu. As mulheres passaram a fazer parte dos quadros de funcionários das industrias e as mulheres se consideravam exploradas por, além de trabalharem nas industrias, ainda tinham a tarefa doméstica atribuídas à elas.

O Feminismo atualmente

Com o decorrer do tempo, depois de muita luta, as mulheres com muita contribuição do movimento feminista, conquistaram seus direitos civis e conseguiram se colocar, pelas leis e códigos vigentes, no mesmo patamar dos homens. Porém isso não foi o suficiente para se acabar com o movimento feminista. Ainda hoje o movimento existe, com pautas diferentes.

O feminismo atual divide-se em várias vertentes em que nem todas pregam a mesma coisa, mas tem a mesma base. Lutam contra a submissão feminina, contra o pagamento de menores salários para as mulheres que desempenham o mesmo cargo na empresa que o homem, na objetificação do corpo feminino e nos abusos frequentes que as mulheres sofrem todos os dias.

É importante ressaltar que, independente de ideologia política, o movimento feminista foi muito importante para a história da sociedade e que trouxe vários direitos para as mulheres.

É errôneo dizer que o movimento feminista foi o único responsável pelas conquistas das mulheres, já que várias mulheres que não participaram do movimento e que nem sabiam do movimento, em vários lugares do mundo, ajudaram nas conquistas, porém o movimento feminista foi uma das principais formas que as mulheres encontraram para se juntarem e reivindicarem seus direitos sociais.

O movimento, hoje, se preocupa mais em reivindicar uma igualdade social, e não jurídica, das mulheres na sociedade, lutando contra o abuso, o machismo, o direito da mulher sobre o próprio corpo e vários outros temas sociais.

 O dia da mulher

Dia 08 de março é considerado o dia internacional da mulher. Mas você realmente sabe a importância dessa data?

Essa data não tem a ver apenas com comemoração, mas sim com muita luta. O dia internacional da mulher é o resultado de diversas reivindicações, lutas e conquistas das mulheres de todo o mundo.

No ano de 1857, no dia 08 de março, os funcionários de uma fábrica têxtil em Nova Iorque resolveram manifestarem-se para ter melhorias nas condições de trabalho. Essa melhoria incluía também igualdade de direitos trabalhistas para as mulheres.

As mulheres também foram protagonistas em outra reivindicação trabalhista no dia 08 de março. Porém, essa reivindicação aconteceu no ano de 1908, num comércio de agulhas, também em Nova Iorque. Esse protesto foi para lembrar o de 1957, lutar pelo voto feminino e o fim do trabalho infantil.

Além da data, essas manifestações possuem outro ponto em comum: todas foram reprimidas pela força policial.

Em 1910, durante uma conferência na Dinamarca, o dia 08 de março foi escolhido para representar internacionalmente o dia das mulheres. Essa data tem como objetivo principal combater a desvalorização e o preconceito contra as mulheres.

Em 1911, no dia 25 de março, ocorreu um grande incêndio numa fábrica de tecidos em Nova Iorque. De 146 mortos, 125 eram mulheres. O incêndio aconteceu por conta das péssimas condições de trabalho, e por conta disso ocorreram inúmeras modificações nas leis trabalhistas e de segurança do trabalho.

Algumas pessoas confundem as reivindicações do dia 08 de março com o grande incêndio de 1911. Apesar de estarem associados pelas causas de melhorias trabalhistas, principalmente contra o abuso da mulher no trabalho, são datas e acontecimentos diferentes.

Mulheres que mudaram a história

Por Rafael Ávila e Jaqueline Barbosa

Colaboração: Professora Maíra Portella 

Precisa manter-se atualizado para o Vestibular?

Então conheça o Força Ensino Personalizado! Possuímos cursos modulares de vestibular para que você avance nos estudos. O Ensino Personalizado é garantia de boas notas. Agende já sua aula particular clicando AQUI.

Deixe seu comentário! :)

Comentários

Compartilhe Conhecimento:

Sobre o Autor

Força - Ensino Personalizado

O Força é uma escola de Ensino Personalizado que oferece serviços de Aulas Particulares de todas as disciplinas, Acompanhamento Escolar para alunos do Fundamental ao Ensino Médio e cursos Pré-Vestibular.

mautic is open source marketing automation
0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Google+ 0 LinkedIn 0 Email -- 0 Flares ×
%d blogueiros gostam disto: