0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Google+ 0 LinkedIn 0 Email -- 0 Flares ×

Independência do Brasil

No dia 7 de setembro é comemorado o dia da independência do Brasil e é muito mais do que só mais um feriado nacional. Quer entender como tudo aconteceu? Então confira aqui a história por trás da independência do Brasil.

 

Como tudo começou

Para tudo ficar mais claro, temos que voltar para bem antes do dia 07 de setembro de 1822. No dia 9 de Janeiro do mesmo ano, D. Pedro I recebeu uma carta da Coroa Portuguesa para que voltasse à Portugal, pois os planos da Coroa eram recolonizar o Brasil. Como era contra a sua vontade, D. Pedro I recusou o chamado proclamando:

“Se é para o bem de todos e felicidade geral da nação, diga ao povo que fico”. 

Oficializando esta data como o Dia do Fico.

Alguns fatores que fizeram com que a elite brasileira quisesse a independência de nosso país era porque a Coroa Portuguesa cobrava altíssimos impostos e o desgaste dos sistema de controle econômico no país, além de não possuirmos a autonomia política.

 

Medidas tomadas por D. Pedro I

Após o Dia do Fico, D. pedro I tomou algumas medidas pré-independência. Então exigiu que qualquer decisão que a Coroa Portuguesa tivesse em relação ao Brasil, deveria passar por sua aprovação ara entrar, ou não, em vigor. Visitou São Paulo e Minas Gerais com o intuito de acalmar a população e conseguir o seu apoio, já que grande parte da população acreditava que esse processo pudesse desestabilizar a sociedade. Ordenou a volta das tropas portuguesas e convocou uma assembleia constituinte. Além de organizar a Marinha de Guerra brasileira.

 

A independência do Brasil

Enquanto estava em uma viagem de Santos para São Paulo, D. Pedro I recebeu a notícia que a Coroa Portuguesa anulava a Assembleia Constituinte e que exigia o retorno de D. Pedro I para Portugal.

Foi então que às margens do riacho do Ipiranga, D. Pedro I deu o seu famoso grito:

“Independência ou Morte!”

Esse acontecimento ocorreu no dia 7 de setembro de 1822, que foi um marco para a história de nosso país. Nesse mesmo dia D. Pedro I foi declarado imperador do Brasil.

Independencia-do-brasil

 

Pós independência

Engana-se quem acha que esse desejo de desligar Brasil de Portugal era um desejo de toda a população. Os mais pobres não sabiam ou não entendiam o significado de marco histórico, a desigualdade social continuava grande e a escravidão continuo como estava.

Para conseguir realmente a independência do Brasil, nosso Imperador teve que pedir 2 mil libras esterlinas emprestadas da Inglaterra, para então pagar sua ex-colônia.

Esse movimento em busca da liberdade econômica e política não era apenas uma exclusividade brasileira, mas de nosso continente. Este foi um período de independência de colônias americanas.

 

 

Precisa de uma Força com história?

Então venha conhecer o Força Ensino Personalizado! Agende já sua aula particular e não acumule mais dúvidas!

Deixe seu comentário! :)

Comentários

Compartilhe Conhecimento:

Sobre o Autor

Força - Ensino Personalizado

O Força é uma escola de Ensino Personalizado que oferece serviços de Aulas Particulares de todas as disciplinas, Acompanhamento Escolar para alunos do Fundamental ao Ensino Médio e cursos Pré-Vestibular.

mautic is open source marketing automation
0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Google+ 0 LinkedIn 0 Email -- 0 Flares ×
%d blogueiros gostam disto: