0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Google+ 0 LinkedIn 0 Email -- 0 Flares ×

Falar em público é um problema pra você?

Pois acredite, isso é mais comum do que você imagina.

Isso é tão comum, que uma enquete feita em 2009 pelo Globo Repórter, apontou que o maior medo dos seus telespectadores era de falar em público, ganhando de doenças e até mesmo o medo da morte!

Bom, agora que você já sabe que não é o único com esse problema, e que na verdade esse medo é BEM comum, separamos para você algumas dicas de como falar em público.

1 – Tenha um roteiro.

Um roteiro vai te auxiliar na hora de não esquecer nenhum assunto e como a apresentação deve ser guiada. Isso aumenta a sua confiança!

2 – Ensaiar é preciso!

A confiança que você te no que está falando é a chave para uma boa apresentação. Sabe por que? Porque quando você tem certeza do que está fazendo o seu nervosismo diminui. Ou seja, se você ensaiar muito e estiver bem familiarizado com o tema, melhor vai ser a sua apresentação.

3 – Questione.

Criar perguntas! As pessoas não precisam dar a resposta, mas o fato de fazê-las pensar, gera um maior interesse no que você está falando.

4 – Não fique parado.

Outra maneira de despertar a atenção do público é não ficar parado! Isso mesmo, ande pelo local. Quando você faz isso, as pessoas que estão sentadas costumam ficar mais alertas.

5 – Abuse do audiovisual.

Outra maneira de prender a atenção do público é usar imagens e vídeos para te auxiliar na hora da apresentação. Um slide bonito conta muito, viu?

6 – Eles sabem menos que você!

Lembre-se que na maioria das vezes, você está falando sobre um tema que estudou, você tem o conhecimento! Já o público que estará te assistindo não.

7 – Treine em casa.

Você já deve ter visto em algum filme pessoas treinando discursos na frente do espelho, certo? Pode parecer loucura, mas não é. Treinar em frente ao espelho é ótimo para ver a sua postura e também como conseguir encarar as pessoas enquanto fala.

8 – Não tem as perguntas!

Quando não souber responder alguma pergunta, seja sincero! Diga que não sabe responder, mas que você irá pesquisar sobre a resposta mais tarde e esclarecerá a dúvida o mais breve possível.

 

Se você seguir essas dicas, você perceberá que a sua apresentação será mais leve e descontraída. Fique seguro do assunto, essa é a melhor ferramenta para vencer o nervosismo. 

 

E se me zoarem?

Dependendo da zoação, você pode aproveitar para entrar na brincadeira e descontrair a apresentação. Mas se a zoeira for de mau gosto aproveite para lançar uma pergunta difícil para quem está te zoando. Assim o “brincalhão” ficará sem graça e com a sua resposta você pode voltar as atenções para a sua apresentação.

E se me der branco?

Deixe sempre nos slides tópicos dos assunto, para você se lembrar do que tem que falar. Mas se mesmo assim você estiver inseguro quanto ao conteúdo, leve o seu roteiro na apresentação. Não é aconselhável que você leia tudo o que tiver que apresentar, porque isso pode fazer com que você se perca. Lembre-se, esse roteiro é uma saída de emergência.

 

Ser tímido, ou ter vergonha de falar em público é NORMAL! Muita gente também passa por isso, então não adianta encanar. Apenas lembre-se: quanto mais você ensaiar e entender sobre o assunto, melhor você se sairá.

 

Quer ter sempre as melhores notas? Precisa de uma ajudinha com alguma matéria específica? Então conheça o Força! E agende já sua aula particular! 😉

Deixe seu comentário! :)

Comentários

Compartilhe Conhecimento:

Sobre o Autor

Força - Ensino Personalizado

O Força é uma escola de Ensino Personalizado que oferece serviços de Aulas Particulares de todas as disciplinas, Acompanhamento Escolar para alunos do Fundamental ao Ensino Médio e cursos Pré-Vestibular.

mautic is open source marketing automation
0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Google+ 0 LinkedIn 0 Email -- 0 Flares ×
%d blogueiros gostam disto: